A Sinusite é uma inflamação dos mucos nasais que pode provocar fortes dores de cabeça, tontura, corrimento no nariz, fadiga e indisposição. As áreas mais afetadas são as maçãs do rosto, testa e nariz. Essa doença é causada pelo mesmo vírus da gripe e costuma se manifestar justamente junto com gripes e resfriados. O maior problema dessa doença é o desconforto que ela causa, pois é quase impossível respirar, além de que se tem corrimento nasal o tempo todo. A Sinusite tem cura e o tratamento é feito em acompanhamento de um médico. Para saber mais sobre essa doença, continue lendo o nosso artigo que vamos explicar tudo.
Sintomas
Existem dois tipos de sinusite a aguda e a crônica. Os sintomas são bem parecidos, com a diferença que a sinusite crônica pode durar mais tempo para ser totalmente curada do que a a aguda. Nem todas as pessoas que têm os sintomas mais comuns de um sinusite estão com a doença, uma vez que é comum confundir ela com alergias. Por isso o melhor a fazer é procurar um médico caso apresente os sintomas abaixo
Os principais sintomas da Sinusite são:
- Pressão e dores faciais
- redução do olfato
- secreção nasal sem parar
- dor de cabeça
- dor no ouvido
- tosse
- garganta inflamada
- mau hálito
- náusea
- fadiga
- irritabilidade
Apesar de que alguns pacientes podem apresentar, a febre não é algo comum como sintoma de Sinusite. No geral se tem febre quando está acompanhado de gripes e resfriados, quando existe febre, no geral é mais de 38° graus e acompanhada de tontura.
Causas
As causas da sinusite podem ser por causa de vírus ou bactéria. Mas também existe a possibilidade dela ser causada por alergias. Nesse caso é comum que as pessoas apresentem casos recorrentes de sinusite ao longo da vida. Mas no geral os sintomas passam em poucos dias. O clima é outro fator para o aparecimento dessa doença, pois dias muito secos e de calor são propícios para bactérias, vírus e fungos se espalham pelo ambiente.
Baixa imunidade, doenças, tumores e pessoas alérgicas, também podem ser mais suscetíveis a ter sinusite. A descoberta da sinusite é feita por meio de exames, como a endoscopia nasal, pois somente assim o médico pode ter a certeza de qual tipo de sinusite a pessoa tem e qual o melhor tratamento.
Tratamento
Os tratamentos visam diminuir os sintomas da sinusite para que eles não atrapalhem a rotina do dia a dia das pessoas que tem esse problema.
Dentre os principais métodos de tratamentos pode-se destacar:
Medicamentos
Medicamentos antitérmicos, antiinflamatórios, analgésicos e para aliviar as dores. Além disso, podem ser receitados sprays para descongestionamento nasal, antibióticos de uso oral. Chás caseiros como de camomila, limão e hortelã podem ajudar no tratamento da sinusite, pois eles são receitas naturais que ajudam a eliminar os sintomas da gripe, diminuir a febre e melhorar a respiração. Em casos mais sérios pode-se ser necessário recorrer a cirurgias para a sinusite, mas isso acontece em casos crônicos em que a doença é recorrente.