Sumário:
Acompanhar o progresso do estudante é uma atividade fundamental do professor e dos responsáveis pelo jovem. Isso porque precisamos avaliar a evolução dele em sala de aula e como tudo tem sido reproduzido externamente.
Tal vigília é necessária, pois assim determinamos o que o estudante precisa e como ele tem se adequado ao que é ensinado em sala.
O relatório individual do aluno serve justamente a isso: fazer um registro do seu crescimento durante determinado período.
O mesmo pode ser construído diversas vezes ao ano, mais recomendado, ou apenas no fim das aulas em definitivo.
Tudo depende de como uma instituição lida com o conhecimento aplicado e o interesse dos alunos nas aulas. Muitos mestres têm dificuldades na hora de construir um relatório individual do aluno.
Isso porque ainda não descobriram um modelo ideal para que possam avaliar o desenvolvimento de cada turma.
O caminho é construído com a verificação de que o aluno realmente aprendeu as ideias e atividades propostas em sala.
Isso inclui suas habilidades pessoais de forma contínua.
Quando se constrói um relatório individual do aluno, é preciso se atentar à individualidade de cada estudante.
Não somos excelentes em todas as atividades que chegam até nós e isso deve ser levado em conta na hora de fazer o documento.
O desempenho dos estudantes deve ser feito com base em avanços e dificuldades, pois permitirá que assista os estudantes adequadamente.
Ainda que seja algo a ser deduzido, preste atenção na hora de descrever o aluno.
Isso porque o relatório ficará anexado no histórico do jovem dentro do colégio.
Dessa forma, evite usar expressões comprometedoras que gerem julgamentos ou interpretações ambíguas sobre o que foi comentado.
Para te ajudar na construção do relatório individual do aluno, trazemos alguns modelos para que se inspire.
Lembre-se sempre de que o documento deve fazer uma vista sobre todos os campos do saber ao estudante.
Com isso, procure cultivar um olhar interdisciplinar, de modo a identificar as necessidades de cada série.