Caxumba
A caxumba é nada mais, nada menos do que uma infecção viral, que tem a capacidade de afetar as nossas glândulas parótidas. Essas glândulas são responsáveis pela nossa produção de saliva.
Esse problema acomete muito mais comumente as crianças, e não é raro que elas tenham até mais de uma glândula afetada, e isso pode tornar a recuperação ainda mais demorada.
A doença era bastante comum no Brasil antes da invenção de sua vacina, e de modo geral quando ocorre não traz nenhuma consequência grave, ao menos na infância. Na fase adulta ela já pode ser mais prejudicial e perigosa. Quer entender mais a respeito desse mal? Então siga com a gente!
Sintomas da Caxumba
É válido dizer que algumas pessoas vão ter a caxumba, mas de uma forma tão branda que os sintomas pouco vão causar incômodos. De modo geral, quando eles aparecem fortes vem duas semanas depois do indivíduo ter contato com o vírus. O mais característico, claro, é o inchaço nessas glândulas salivares, que altera a forma da parte inferior do rosto! Entre os demais, estão:
- Inchaço e muita dor nessas glândulas salivares, e às vezes não é só em um lado, mas em dois;
- Muita febre;
- Dores de cabeça constantes;
- Fadiga extrema;
- Fraqueza profunda;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade grande para mastigar os alimentos e também para engolir.
Causas da Caxumba
A causa da caxumba é um vírus, que tem a capacidade de se espalhar para outras pessoas através da saliva de alguém que esteve ou está infectado com ele.
Pessoas não vacinadas contra a Caxumba
Se você não é vacinado tem a possibilidade de contrair o vírus em questão conversando com muita proximidade de alguém afetado, beijando-o e compartilhando copos, pratos e talheres, de modo geral, então é importante ter atenção a esses cuidados.
Transmissão do vírus da Caxumba
Quem foi infectado pelo vírus tem a capacidade de transmiti-lo a partir do sexto dia pós-infecção, período antes dos sintomas começarem a se manifestar. Essa mesma pessoa pode passar o vírus até 9 dias após os sintomas já terem aparecido. A incubação desse vírus vai de duas semanas a 25 dias, de modo geral, então é esse o tempo que é bom deixar o paciente afastado dos demais!
É curioso, mas só o ser humano é capaz de ser hospedeiro da caxumba. Ela não pode, portanto, ser contraída de outros animais ou de plantas, como acontece com outras doenças!
Tratamentos para Caxumba
Embora de fato seja extremamente incômodo e perturbador, a caxumba costuma ser tratada como qualquer outra infecção viral: esperando a boa vontade do organismo trabalhar para afastar o vírus e combatendo com força todos os sintomas que vão surgindo.
Não existe remédio específico para Caxumba
É claro que ao contrário de um resfriado a doença é muito mais chata de se lidar, porque traz consigo mais sintomas chatos, como dores de cabeça, febres fortes e o inchaço das glândulas salivares, como explicamos anteriormente, mas não existem remédios específicos para fazer com que esse vírus vá embora mais rápido!
Remédios que combatem os sintomas da Caxumba
Existem, isso sim, medicamentos simples que ajudam a combater os sintomas, que podem ser conseguidos em qualquer farmácia. O maior remédio, aliás, é a paciência do paciente e dos seus!
Contagio da Caxumba após 1 semana
De modo geral um paciente com caxumba deixa de ser contagioso depois da primeira semana em que se manifestaram os sintomas, mas como não é possível garantir é importante mantê-lo afastado dos demais e evitar o uso comum de alguns utensílios até o indivíduo se restabelecer completamente.
A doença costuma se dissipar em até duas semanas, e normalmente não vai deixar nenhuma sequela. A boa notícia é que uma vez que você teve caxumba e está curado você está imune a esse mal, ou seja, não poderá tê-la outra vez!