A Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ela não possui cura. Ela atinge principalmente a pele, as articulações, rins e o cérebro. Mas dependendo do estágio pode atingir outros órgão também. Apesar de não ter cura ela pode ser controlada e assim que possui essa doença pode ter uma vida normal, com algumas limitações, mas nada que atrapalhe o seu dia a dia. Se você quer saber mais sobre essa doença, tratamentos, causas e se existe uma maneira de prevenir. Continue lendo nosso artigo que vamos explicar tudo para você!
Sintomas
A Lúpus possui vários níveis de sintomas, que podem ser leves, moderados ou fortes. Mas no geral eles não são permanentes. O que mais acontece é de se ter sintomas moderados que ao longo dos dias vão ficando mais fortes até que desaparecem. No geral esses sintomas aparecem quando existem crises, principalmente quando se está com imunidade baixa.
Os sintomas mais recorrentes nas crises são:
- Febre
- Dores pelo corpo
- Alergias e erupções na pele
- Dores nas articulações
- Fadiga
- Cansaço
- Inchaço
- Problemas respiratórios
- Manchas no rosto, principalmente quando se expõe ao sol e a claridade.
- Queda dos cabelos, enfraquecimento das unhas
- mal estar em geral
- Ansiedade exagerada
- Feridas na boca e na pele.
Podem existir outros sintomas mais pontuais, que dependem da parte do corpo que é mais afetada pela doença, como a cefaleia, insônia, quando o problema é no cérebro. Ou a arritmia cardíaca, quando é no coração, ou as dores nas articulações. Quando notar os primeiros sintomas da Lúpus é preciso procurar um médico para ele acompanhe o tratamento e assim possa ajudar a minimizar os sintomas durante as crises.
Causas
A Lúpus é uma doença que não tem cura, ou seja, ela é autoimune. Isso acontece quando o próprio sistema imunológico destrói tecidos e células saudáveis do corpo. Ela surge pela combinação de fatores externos, como o ambiente, com fatores genéticos. Quem tem pessoas na família com casos de Lúpus podem ser mais propensas a terem a doença também. Existem pessoas que são pré dispostas a terem a Lúpus e por isso quando entram em contato com determinados fatores externos podem vir a desenvolver a doença. Alguns dos fatores podem ser:
- Exposição excessiva ao sol: Pois pode provocar inflamações na pele fazendo com que pessoas pré dispostas a Lúpus desenvolvam a doença.
- Medicamentos: Não existe uma lista de medicamentos que podem estimular o aparecimento da Lúpus, mas existem estudos que ligam pessoas que tinha predisposição à doença a desenvolveram após o uso de determinados medicamentos.
Tratamento
O tratamento da Lúpus consiste em métodos que ajudam a aliviar os sintomas e contribuir para que as pessoas que têm essa doença tenha uma boa qualidade de vida, sem ter que sofrer por causa da doença autoimune.
Entre os tratamentos podemos citar:
- Medicamentos anti inflamatórios para as dores e infecções como a artrite
- Protetor solar e cremes hidratantes para as manchas e erupções na pele.
- Suplementos de vitaminas para melhorar a pele, evitar queda de cabelos e fortalecimento das unhas.
- Corticoides para as lesões na pele.