O papiloma vírus humano (HPV) é um grupo de vírus que inclui mais de 100 cepas ou tipos diferentes. Mais de 30 tipos desses vírus são transmitidos sexualmente e podem infectar a área genital de mulheres e homens. O teste de HPV detecta tipos de risco exacerbado do vírus HPV como parte do rastreio de células cervicais anormais. Ele pode identificar com mais precisão, por exemplo, se uma mulher está em risco de desenvolver câncer de colo do útero do que o teste de Papanicolaou sozinho. Nove em cada 10 pessoas que já vivenciaram qualquer tipo de relação sexual HPV em algum momento de suas vidas. Essa infecção é invisível, inofensiva e transitória – ou seja, ela desaparece após alguns meses sem causar problemas. Porém, é altamente contagiosa e pode causar uma variedade de cânceres e verrugas na região genital.
Sintomas
Grande parte das pessoas que apresentam o HPV não sabe que estão infectadas e nunca desenvolvem sintomas ou complicações de saúde. Sintomas como verrugas, verrugas genitais ou anormalidades celulares podem se desenvolver muitos anos após a infecção inicial. O HPV causa muitos tipos de verrugas na pele, incluindo:
- Verrugas comuns – verrugas ásperas nas mãos e nos dedos;
- Verrugas plantares – verrugas duras e granuladas sobre as solas dos pés;
- Verrugas planas – verrugas pequenas e levantadas que aparecem em muitas partes do corpo.
As verrugas na região genital podem ocorrer sozinhas ou em grupos. Eles surgem em uma variedade de tamanhos e texturas e podem ser planas, em forma de haste ou de forma de couve-flor em aparência. As alterações celulares causadas pelo HPV, incluindo lesões pré-cancerosas, geralmente não apresentam sintomas externos e só podem ser detectadas por um teste de laboratório ou por um médico especializado.
Causas
O HPV pode ser contraído quanto ocorre a atividade sexual. Como os vírus são microscópicos, o HPV pode passar também através de pequenos cortes na pele. Mesmo o uso do preservativo sendo uma barreira importante para muitas complicações sexualmente transmissíveis, ele não é completamente eficiente contra o HPV, pois não são capazes de cobrir toda a pele genital. A vacina contra o HPV pode proteger contra alguns dos seus tipos mais comuns.
Tratamentos
Os efeitos do vírus, assim como qualquer uma das verrugas que aparecem ou mudanças nas células do colo do útero, podem ser tratados. Consulte seu médico ou profissional de saúde se estiver preocupado ou se estiver sentindo desconforto.
- Se o exame de Papanicolaou indicar que as células foram afetadas pelo HPV, você deve ter investir em fazer o Papanicolaou mais frequentemente até que essas células voltem ao normal. Se as taxas continuarem, mais testes e tratamentos podem ser necessários.
- Não há cura ou tratamento para o HPV. Em sua maioria, ele será eliminado pelo seu sistema imunológico. No entanto, os efeitos do vírus, como qualquer verrugas genitais que aparecem ou alterações nas células do colo do útero, podem ser tratados.
- Ocasionalmente, alguns tipos de HPV persistem no corpo. Não está claro por que isso acontece em algumas pessoas e não em outras, embora alguns fatores (como fumar) sejam considerados um fator de risco.
- O HPV pode causar alterações nas células do colo do útero e, em casos raros, levar ao câncer cervical. Os tipos de HPV de alto risco são mais comumente ligados ao câncer cervical e quase todos os casos de câncer cervical demonstraram ser causados por esses vírus.
Uma vez que você agora conhece todo o possível sobre o HPV, previna-se usando preservativo em qualquer relação sexual, mesmo que ela seja feita com um parceiro conhecido. No saco de estar presenciando qualquer sintoma diferente do normal, não se esqueça de consultar seu médico!