Um dos principais problemas de saúde pública no mundo é a dengue. Uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que está presente em áreas subtropicais e áreas tropicais. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a Dengue.
Sintomas da Dengue
Você sabia, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o número de infectados pela Dengue no mundo chega a quase 100 mil pessoas? A Dengue está presente em mais de 100 países no mundo, menos na Europa. A Dengue vitimiza milhares de pessoas todos os anos, sendo que cerca de 550 mil doentes necessitam ser internados em hospitais, e em média de 20 mil acabam morrendo. A Dengue é uma doença muito grave, uma vez que o quadro da doença pode levar à morte, quando vira dengue hemorrágica, quando há sangramento e a pressão sanguínea cai.
Existem 2 tipos de Dengue, veja os sintomas de cada uma delas:
Dengue Clássica sintomas:
– Dor de cabeça muito forte;
– Febre alta que sobe repentinamente ficando entre 39° e 40°C;
– Dor forte na parte de trás dos olhos que tende a piorar quando se movimentam;
– Erupções e manchas avermelhadas na pele, que coçam e se espalham por todo o corpo;
– Muito cansaço;
– Dor no corpo e moleza;
– Vômitos e náuseas;
– Tontura;
– Perda do paladar e do apetite.
Dengue Hemorrágica sintomas:
– Pele fria úmida e pálida;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dores fortes e contínuas no abdômen;
– Confusão mental;
– Momentos de sonolência intercalados com agitação;
– Sangramento pela boca, nariz e gengiva;
– Batimentos cardíacos acelerados e queda da pressão arterial;
– Boca seca e sede em excesso;
– Dificuldade para respirar;
– Vômitos que não sessam.
A Dengue hemorrágica leva a pessoa à perda da consciência rapidamente levando o indivíduo à morte.
Causas da Dengue
A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito o Aedes Aegypti. Você sabia que o mosquito após picar uma pessoa que está infectada com o vírus da Dengue se contamina e pode levar o vírus para outras pessoas, até o fim de sua vida? O mosquito da Dengue adulto tem o ciclo de vida de 40 dias podendo infectar milhares de pessoas. O Aedes Aegypti procria muito rápido o que favorece a infestação do mesmo. Uma pessoa contaminada pelo vírus, ou seja, depois que é picada pelo mosquito pode desenvolver a doença entre 3 e 15 dias.
Tratamentos da Dengue
Atualmente, ainda não tem um tratamento específico para a Dengue, mas existem medicamentos adequados para combater os sintomas da doença. Os médicos recomendam que a pessoa com a doença beba muita água para evitar a desidratação, nos casos com febre o medicamento que pode ser utilizado é o Paracetamol. Em casos mais graves é necessário que a pessoa seja internada com urgência. As pessoas que apresentarem sintomas de Dengue não devem fazer uso de medicamentos que tenham como base o Àcido Acetilsalicílico (Aspirina), pois esses medicamentos apresentam efeito anticoagulante provocando sangramentos. Os medicamentos indicados para alívio dos sintomas da Dengue são paracetamol e dipirona.