Dengue DF – sintomas e tratamento dengue em Brasília

publicidade

A Dengue ou Dengo é uma doença que causa febre com temperatura elevada, calafrios e dependendo do tipo hemorragias. Ela pode ser uma doença fatal caso não seja identificada e tratada no momento certo. A dengue tem mais casos em países tropicais e subtropicais, pois são mais propensos ao aparecimento do mosquito transmissor da doença. Para saber mais sobre a dengue, os sintomas e como tratar e prevenir a doença, continue lendo o nosso artigo que explicamos tudo!

Sintomas da dengue

A Dengue DF possui sintomas fáceis de serem identificados, mas ainda assim sérios e que o quanto mais rápido forem notados, maiores as chances de não desenvolver um tipo mais perigoso da doença.

publicidade

Os principais sintomas são:

  • Febre com mais de 39° sem motivo aparente
  • Cansaço e sonolência o tempo todo
  • Dores de cabeças ininterruptas
  • Dores nas articulações
  • Moleza no corpo e falta de energia
  • Manchas pelo corpo todo
  • Tontura
  • Vômito
  • Perda de apetite

Ao apresentar febre elevada acompanhada de cansaço e falta de energia já é recomendado que se procure um médico, uma vez que esses são os principais e mais recorrentes sintomas dessa doença. Mesmo que outros sintomas não apareçam no começo, quanto mais cedo identificar a Dengue DF mais rápido é curado, por isso não espere apresentar todos os sintomas acima para procurar um médico.

publicidade

Causas da dengue

A principal causa da Dengue é o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da doença para os seres humanos. Ele se desenvolver e procria em lugares onde é possível acumular água parada e sejam quente e úmido, como em pneus, vasos de plantas, garrafas, potes e outros locais que deixam a água parada. Após ser picada pelo mosquito transmissor a pessoa pode começar a apresentar os primeiros sintomas da dengue entre 10 a 14 dias depois, nessa fase a doença já está no organismo e quanto mais cedo for tratada menores são os riscos.

É muito difícil que o mosquito consiga sobreviver em temperaturas menores que 16°,  a média para que ele viva é entre 30° a 32° graus, então lugares mais quentes são onde mais ocorrem casos de dengue.

Tratamento para dengue

Atualmente existe uma vacina contra a Dengue DF, porém ela é utilizada como método preventivo e não como tratamento para quem já tem a doença. Além disso, ao ser diagnosticado com a dengue muitos medicamentos utilizados para dor como a dipirona, por exemplo, não podem ser utilizados, por isso é preciso consultar um médico para que ele recomende um medicamento. Deve-se tomar muitos líquidos para evitar a desidratação, ter repouso absoluto e tomar medicamentos antitérmicos para baixar a febre. Porém alguns medicamentos contêm efeito anticoagulante e isso pode acabar gerando sangramentos, então só tome o remédio indicado pelo médico.

A doença em seu tipo mais brando leva cerca de 7 dias para ser curada, caso siga as recomendações do especialista corretamente. Já para a dengue hemorrágica, pode ser necessário uma internação para fazer parar a hemorragia e se manter hidratado por meio de soros que são aplicados diretamente na veia. Apesar de ser difícil acabar totalmente com o mosquito da dengue, se prevenir e não ter um local que facilite a sua reprodução, ou tomar a vacina da Dengue, é a melhor maneira de não ter essa doença.

Por favor, aguarde…

0