O Zika vírus (link) ainda é uma doença (link) nova no Brasil, uma vez que o primeiro caso confirmado foi em 2015.

Zika Vírus / Tratamento
Apesar disso, a primeira vez que se ouviu falar desse vírus foi no ano de 1947 quando ele foi encontrado em macacos da floresta Zika em Uganda, daí surgiu também o seu nome.
Ele é transmitido pelo Aedes Aegypti, o mesmo da Dengue, porém os efeitos dessa doença podem ser mais graves e fatais, além disso ele é o causador da microcefalia, caso mulheres grávidas peguem a doença, aumentam as chances do bebê (link) nascer com esse problema.
Sintomas
Os sintomas da presença do Zika Vírus no corpo são fáceis de serem identificados, e quanto mais rápidos forem notados, mais rápido pode-se providenciar o tratamento para esse problema.
Eles são parecidos com os sintomas da dengue e também aparecem cerca de 12 dias depois da picada do mosquito.
Um dos sintomas da Zika é a febre que varia entre 37,8° e 38,5°que é considerada como baixa, mas se acompanhada de outros sintomas como:
- Dores nas articulações e musculares, principalmente se acompanhada de inchaços.
- Dor de cabeça (link) e atrás dos olhos.
- Erupções na pele, geralmente acompanhadas de coceiras.
- Conjuntivite e coceira excessiva nos olhos.
- Diarreia
- Dores abdominais
- Resistência à luz
Esses sintomas duram em média uma semana, porém é preciso procurar um médico antes dos sintomas sumirem, para assim ter o tratamento (link) adequado.
Causas
Assim como a Dengue, o Zika Vírus também é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti, e um dos principais fatores para o aparecimento do mosquito são lugares úmidos e com temperaturas altas, com mais de 32° graus.
O mosquito ao picar uma pessoa que tem o vírus carrega o vírus por toda a vida e assim todos que forem picados podem contrair a doença.
Por isso essa é uma doença considerada epidemia, principalmente no verão, que é quando os mosquitos se reproduzem mais.
Apesar de precisarem de ambientes quentes e úmidos para se desenvolverem, os ovos do mosquito tem a capacidade de sobreviver a longas distâncias grudados em recipientes e também até a um ano de seca.
Assim, ele é um problema o ano todo, pois podem esperar o ambiente propício para se desenvolverem e assim transmitir a doença para os seres humanos.
Tratamentos
Como já dito, os sintomas do Zika Vírus desaparecem cerca de 7 dias após o aparecimento deles.
Porém pode ser feito tratamento com medicamentos que aliviam as dores e os sintomas mais comuns do vírus.
Outra medida que deve ser aplicada é evitar que a pessoa contaminada fiquem em locais onde possa ser picada novamente pelo mosquito e assim ele carregar o vírus para outras pessoas.
Além disso, contribuir para a prevenção do aparecimento do mosquito transmissor é uma das melhores ações a serem feitas.
Por isso evite deixar recipientes que acumulam água virados para cima, evitar água parada em lugares como pneus, vasos de plantas, garrafas e outros.
Procurar manter seu quintal sempre limpo, são ações que evitam o aparecimento do mosquito transmissor do Zika Vírus.
Importante
- Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
- As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
- Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!