Labirintite no Blog Fica para saber mais sobre como tratar, se pode matar, se dar dor de cabeça, se é hereditário, quanto tempo dura e se pode ser emocional.
Quem nunca teve crises de tontura ou problemas na audição e não sabia o que era?
Pois bem, hoje você vai descobrir que pode ser labirintite, uma doença que afeta tanto o equilíbrio, quanto a audição.
Sintomas da Labirintite
A Labirintite já fez muitas pessoas caírem, ela afeta principalmente pessoas idosas.
É uma doença que tira o equilíbrio. Geralmente as doenças que provocam distúrbios dentro do ouvido de labirintite, mas não é, o correto é Labirintopatia a labirintite é apenas uma delas.
A labirintite vem associada à vários sintomas, sendo que a vertigem é o mais significativo, quando tudo ao redor parece estar girando.
Porém existem muitos outros sintomas, como:
- Alterações gastrointestinais
- Desequilíbrio
- Náuseas e vômito
- Audição diminuída
- Zumbidos no ouvido
- Tontura
- Sudorese
Queda de cabelo (link)
- Perda de audição.
Quando a doença encontra-se na fase aguda ela surge repentinamente, sem dar qualquer aviso.
A crise pode durar minutos, horas ou até mesmo dias.
É importante lembrar que a pessoa quando tem uma crise de labirintite, não desmaia, porém é preciso que a pessoa fique na cama para que a crise não se agrave.
Causas da Labirintite
A labirintite é uma infecção que ocorre no ouvido, na região do labirinto (canal no formato de um labirinto responsável pelo equilíbrio do corpo.
Existem os fatores de risco que aumentam a probabilidade de o indivíduo ter labirintite, são eles:
- Ter idade acima dos 40 ou 50 anos
- Hipoglicemia
- Colesterol alto
- Hipertensão
- Diabetes
- Triglicérides
- Otite
- Consumo exacerbado de álcool
- Tabagismo
- Consumir café em excesso
- Uso de medicamentos (link), como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios (link) para estresse e ansiedade
- Altas taxas de ácido úrico
- Má alimentação
- Jejum prolongado
- Consumir açúcar em excesso.
Se você se encontra dentro dos fatores de risco, comece agora mesmo a mudar para garantir melhor saúde e evitar ter crise de labirintite.
Tratamento da Labirintite
A labirintite nem sempre precisa de tratamento (link), geralmente some sozinha, a pessoa só necessita de medicamentos para acalmar os sintomas, mas existem casos, como os bacterianos que necessitam de antibiótico e já no início do tratamento os sintomas desaparecem.
Quando a labirintite ocorre por conta de uma infecção viral o médico irá receitar medicamentos para diminuir os sintomas, mais comuns, como vômitos e náuseas.
Os médicos também podem receitar remédios para vertigem, mas não é aconselhável, o ideal é deixar a crise passar sozinha, pois os remédios podem fazer com que os sintomas demorem mais para passar.
Existem vários medicamentos que podem ser usados para tratar a Labirintite, porém só o médico poderá dizer qual deles é o mais indicado para cada caso, tudo vai depender da crise, bem como o tempo de duração do tratamento.
É importante salientar que a automedicação não é aconselhável, tão pouco interromper o medicamento (link) sem que o médico tenha liberado.
Seguindo as recomendações médicas você consegue ter qualidade de vida, mesmo que tenha tido crise de labirintite.
Importante
- Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
- As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
- Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!