Score – como aumentar seu Score no Serasa?

O Serasa (link) é uma empresa de proteção ao crédito que tem um banco de dados das pessoas que possuem dívidas em seu nome que não foram pagas, assim essa empresa é muito buscada por outras empresas que desejam saber se o possível cliente possui dívidas pendentes ou não para saber se irá aprovar crédito a ele.

Uma ferramenta muito utilizada pelo Serasa é o score, que consiste em uma pontuação dada a cada usuário que poderá contar muito na hora de você solicitar um crédito, por isso saber como aumentar seu score no Serasa é fundamental.

Deseja conhecer mais sobre o score e saber como aumentar sua pontuação? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é score

O score é uma ferramenta utilizada pelo Serasa para verificar o perfil de cada consumidor a fim de evitar futuras inadimplências que serão prejudiciais para ambas às partes. Em outras palavras podemos falar que assim como quando você vai emprestar um dinheiro para uma pessoa você antes analisa o perfil dela e pensa direitinho se ela realmente terá como lhe pagar, o score faz o mesmo para o Serasa.

Essa ferramenta utiliza-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 por cada consumidor, e por meio dela é possível que as empresas possam averiguar qual é o perfil de determinado consumidor e saber as chances dele pagar suas contas em dia dentro do prazo de um ano.

Hoje em dia cada vez mais as empresas utilizam-se do score para concederem créditos de maneira geral, como exemplos têm as redes de lojas físicas, empresas de telefonia (link), de TV a cabo, financeiras e prestadoras de serviços como bancos e credoras de cartão de crédito (link).

Consultar score no Serasa consumidor?

A fim de facilitar a vida dos consumidores o Serasa criou um site onde é possível acessar o seu score e também todas as informações acerca de seu CPF, e após conhecer sua pontuação será mais fácil saber como aumentar seu score no Serasa.

O site está disponível na web e também em aplicativo para smartphone (link), android e IOS. Para fazer o seu cadastro e acessar agora mesmo as suas informações basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página e clique no botão “cadastre-se” localizado no canto superior direito da tela.
  2. Preencha os campos como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha, marque a caixa (link) “declaro que li e aceito os termos” e clique no botão criar conta grátis.
  3. Você será direcionado para uma página onde será necessário acrescentar algumas informações pessoais como nome da mãe e telefones de contato, preencha como se pede e finalize o seu cadastro.
  4. Pronto, você já será direcionado para a página inicial do Serasa e estará pronto para verificar o seu score. Caso tenha alguma pendência, poderá também verificar todas as informações acerca desta.

Como aumentar?

Como falamos acima, o score é feito a partir de uma análise de perfil que avalia a probabilidade de uma pessoa pagar as suas contas em dia dentro de um prazo de um ano, portanto para aumentar o seu score o que você deve fazer é sempre pagar as contas o quanto antes, evitando atrasos. Além do mais, evite deixar de pagar alguma conta, ou sua pontuação irá abaixar significativamente.

Sempre que for fazer uma compra, independente da forma de pagamento solicite que seja acrescentado a nota fiscal o seu CPF, pois é a partir destas compras que o sistema reconhece cada consumidor e isso irá te ajudar a aumentar sua pontuação no score.

Confira a seguir algumas dicas de como aumentar pontuação no score do Serasa:

  • Não se esqueça de pagar suas contas em dia
  • Caso tenha algum tipo de pendência em seu nome você deverá quitá-la imediatamente
  • Atualize sempre os seus dados cadastrais no site do Serasa
  • Coloque suas contas no débito automático
  • Reduza os gastos desnecessários e faça um planejamento financeiro para evitar inadimplência
  • Se inscreva no Cadastro Positivo.

Como é gerado o Score?

O score é gerado conforme as informações do seu perfil, sendo que a sua pontuação irá variar conforme o risco de inadimplência de pessoas que possuem um perfil semelhante ao seu.

  • Pontuação de 0 a 300 – Alto risco de inadimplência;
  • Pontuação de 300 a 700 – Médio risco de inadimplência;
  • Pontuação de 700 a 1000 – Baixo risco de inadimplência.

Como você pode ver, quando maior a pontuação menor o risco de inadimplência e consequentemente maior chance de ter o crédito aprovado, por isso saber como aumentar seu score no Serasa é fundamental!

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!