Prouni – como ganhar bolsa de estudo no Prouni?

O Prouni (Programa Universidade (link) Para Todos) é uma iniciativa criada pelo MEC (Ministério da Educação) que concede bolsas de estudos, parciais e integrais, aos estudantes de baixa renda que não possuem condições de arcar com o valor integral de uma universidade. A iniciativa visa expandir o acesso dos candidatos a uma educação de nível superior, aprimorando os seus conhecimentos e fornecendo o material necessário para garantir um bom futuro profissional.

Como funciona?

Funciona da seguinte forma: o Prouni, a cada semestre, abre inscrições para novos candidatos, selecionando-o de acordo com a escolha do curso (link), o seu desempenho na prova do Enem e a renda familiar por pessoa. Caso sejam aprovados, receberão uma bolsa de estudo (link) de 50% ou 100% em universidades particulares. Essa bolsa cobrirá todo o período letivo do curso que escolheu. O processo lembra o formato do Sisu, o que pode ser bom ao aluno familiarizado. A inscrição é feita online, em única etapa e é gratuita. Você escolherá entre duas opções de curso, em ordem de preferência, e precisará ficar atento as atualizações das notas de corte fornecidas pelas instituições.

Enquanto o prazo de inscrição não for encerrado, você poderá alterar as escolhas dos cursos (link) quantas vezes quiser. Ainda assim, atenha-se a escolher cursos onde a nota de corte seja inferior à obtida no Enem. O programa é direcionado exclusivamente à população que possui uma renda baixa. Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou ganharam bolsa integral para estudar em escola particular. Além disso, deficientes também podem realizar a inscrição, mediante um documento que comprove a deficiência e outro que indique a situação socioeconômica. Professores de escolas públicas também são o alvo do programa, deste que optem por cursos de licenciatura (Português, Matemática, Geografia…) e estejam ativos no quadro da escola.

Como se inscrever

Como dito acima, a inscrição no Prouni é fácil de ser realizada e é feita em uma única etapa. Veja como prosseguir:

  • 1°: Acesse o http://siteprouni.mec.gov.br. Quando a página carregar, clique no botão verde “Fazer inscrição” localizado no meio da tela.
  • 2°: Insira nos campos correspondentes o número da inscrição do Enem feito no ano anterior juntamente com a mesma senha utilizada. Além disso, o sistema pedirá a inserção de um código que ele mesmo fornecerá.
  • 3°: Confirme todos os dados pessoais que aparecerão na tela (nome, endereço, CPF (link)…). não esqueça de marcar a opção no fim da tela, onde você concorda com a exigência da documentação.
  • 4°: Ao concluir essa etapa, você será movido à aba “Questionário”. Deverá preencher cinco informações sobre a raça, se possui deficiência, o tipo de escola em que concluiu o ensino médio, se é ou não professor de escola pública e se possui vínculo com alguma instituição de Ensino superior pública e gratuita. Ao fim, deverá marcar a declaração e clicar em “Salvar e prosseguir”.
  • 5°: Você chegará na aba “Grupo familiar”. Nele, você responderá sobre a renda da família, começando pela sua e depois inserindo os dados referentes aos demais. Após terminar essa etapa, você receberá uma mensagem do site, onde deverá confirmar que as informações que cedeu são verdadeiras e está de acordo com a documentação exigida.
  • 6°: Agora você escolherá o curso. A última aba mostrará uma barra de pesquisa para procurar o curso de sua escolha. Você pode refina a busca por nome do curso, instituição que o oferece ou município. Clique no curso de escolha e selecione as opções que o mesmo apresenta. Ao clicar em “Selecionar esta opção”, você terminou a primeira parte. A segunda escolha repetirá o mesmo procedimento da primeira, alterando apenas o curso ou o local escolhido. Basta confirmar e acompanhar o processo de seleção no próprio site.

Resultados

Após as inscrições serem encerradas, o Prouni se encarregará de calcular cada resultado dos inscritos. A seleção se dá por ordem decrescente (do maior ao menor), de acordo com o número da nota do Enem. Quanto maior a sua nota, mais alta será a sua posição na tabela do Prouni. Isso se seguirá até a última vaga disponível ser preenchida. Caso você não seja selecionado para a primeira opção de curso, não fique desalentado. Terão a chance de concorrer a segunda opção, visto que concorrerão com outros candidatos que optaram pelo mesmo curso. Ressalto que os candidatos aprovados na primeira opção de curso não poderão concorrer na segunda. Por isso é importante escolher bem qual modalidade quer cursar. A segunda concorrência só será permitida para os candidatos que não conseguiram êxito na primeira. Fique atento ao calendário do programa para não perder a oportunidade. Agora que chegou até aqui, eu desejo boa sorte e sucesso nessa empreitada.

Referências

  • http://siteprouni.mec.gov.br

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!