A obesidade (link) está entre os maiores problemas da população mundial, milhares de pessoas sofrem com problemas decorrentes da obesidade.

Obesidade / IMC
Se você é uma pessoa obesa ou está ficando, veja muito mais sobre o assunto aqui.
1. Sintomas
Você sabia que a obesidade tem dois tipos e que em 10 anos aumentou 60% o número de obesos?
Isso mesmo, as pessoas estão aumentando de peso e a consequência é a obesidade, além de outras doenças que o excesso de peso pode causar.
A obesidade tem dois tipos a obesidade central e a obesidade periférica.
Vamos falar sobre os dois tipos para que você possa identificar em qual deles se encaixa:
Obesidade central
É a obesidade, onde a gordura se localiza toda no abdômen, ela geralmente ocorre em homens.
Nesse caso as gorduras se acumulam nas vísceras e ao redor delas e pode provocar problemas sérios de saúde, como a diabetes (link) tipo 2, inúmeros tipos de câncer e podem correr risco de morte.
Obesidade periférica
Essa é a obesidade mais conhecida das mulheres, pois oferece formato de pera, onde a gordura se acumula nas coxas e nos quadris.
Esse tipo de obesidade pode desencadear problemas na região das pernas, como problemas ortopédicos, trombose, entre outros.
Para saber o tipo de obesidade é preciso fazer o teste de IMC (Índice de Massa Corpórea) que deve ser feito por um profissional.
2. Causas
As causas da obesidade pode estar ligada a vários fatores, entre eles e o mais importante é o fator genético, por isso é importante ficar atento, pois se a família é peso pesado, provavelmente os riscos de desenvolver obesidade são maiores.
O que leva a obesidade é a má alimentação e o sedentarismo, esses são os fatores mais comuns, depois tem os fatores clínicos, que podem ser identificados através de exames por um endocrinologista.
O consumo, em excesso, de alimentos gordurosos, como os fast foods, frituras, comidas calóricas e a falta de praticar atividades físicas são as principais causas da obesidade.
3. Tratamentos eficazes
Depois de diagnosticada a obesidade é preciso obter uma nova postura em relação a vida, pois sua rotina deve mudar consideravelmente.
Para começar é preciso mudar a alimentação, nesse caso consultar uma nutricionista para que a mesma passe uma dieta de acordo com a sua necessidade e biótipo.
Não faça dietas malucas por conta própria, pois elas só prejudicarão o seu organismo.
Se for necessário o médico poderá indicar um tipo de medicamento (link).
Ingerir alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes nas horas certas, não ficar horas sem se alimentar ajuda a perder peso (link).
Outra dica para emagrecer (link) é a prática de atividades físicas, porém, se você está muito pesado é preciso, primeiro perder alguns quilos, para depois começar com as atividades, pois o excesso de peso pode prejudicar as articulações e você corre o risco de ter que ficar sem caminhar.
Portanto vale a dica, aliar uma alimentação saudável e equilibrada às atividades físicas é a melhor saída para quem quer se livrar da obesidade.
Mas não adianta às pessoas querer que você emagreça, a vontade deve partir de você.
Força de vontade e determinação são fundamentais para tratar a obesidade.
Importante
- Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
- As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
- Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!