Zika Vírus – remédio e tratamento Zika Vírus

O Zika vírus (link) ainda é uma doença nova no Brasil, uma vez que o primeiro caso confirmado foi em 2015. Apesar disso, a primeira vez que se ouviu falar desse vírus foi no ano de 1947 quando ele foi encontrado em macacos da floresta Zika em Uganda, daí surgiu também o seu nome.

Ele é transmitido pelo Aedes Aegypti, o mesmo da Dengue, porém os efeitos dessa doença podem ser mais graves e fatais, além disso ele é o causador da microcefalia, caso mulheres grávidas peguem a doença, aumentam as chances do bebê (link) nascer com esse problema.

Sintomas

Os sintomas da presença do Zika Vírus no corpo são fáceis de serem identificados, e quanto mais rápidos forem notados, mais rápido pode-se providenciar o tratamento (link) para esse problema. Eles são parecidos com os sintomas da dengue e também aparecem cerca de 12 dias depois da picada do mosquito. Um dos sintomas da Zika é a  febre (link) que varia entre 37,8° e 38,5°que é considerada como baixa, mas se acompanhada de outros sintomas como:

  • Dores nas articulações e musculares, principalmente se acompanhada de inchaços.
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos.
  • Erupções na pele, geralmente acompanhadas de coceiras.
  • Conjuntivite e coceira excessiva nos olhos.
  • Diarreia
  • Dores abdominais
  • Resistência à luz

Esses sintomas duram em média uma semana, porém é preciso procurar um médico antes dos sintomas sumirem, para assim ter o tratamento adequado.

Causas

Assim como a Dengue, o Zika Vírus também é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti, e um dos principais fatores para o aparecimento do mosquito são lugares úmidos e com temperaturas altas, com mais de 32° graus.

O mosquito ao picar uma pessoa que tem o vírus carrega o vírus por toda a vida e assim todos que forem picados podem contrair a doença. Por isso essa é uma doença considerada epidemia, principalmente no verão, que é quando os mosquitos se reproduzem mais.

Apesar de precisarem de ambientes quentes e úmidos para se desenvolverem, os ovos do mosquito tem a capacidade de sobreviver a longas distâncias grudados em recipientes e também até a um ano de seca, assim, ele é um problema o ano todo, pois podem esperar o ambiente propício para se desenvolverem e assim transmitir a doença para os seres humanos.

Tratamentos

Como já dito, os sintomas do Zika Vírus desaparecem cerca de 7 dias após o aparecimento deles. Porém pode ser feito tratamento com medicamentos (link) que aliviam as dores e os sintomas mais comuns do vírus.

Outra medida que deve ser aplicada é evitar que a pessoa contaminada fiquem em locais onde possa ser picada novamente pelo mosquito e assim ele carregar o vírus para outras pessoas.

Além disso, contribuir para a prevenção do aparecimento do mosquito transmissor é uma das melhores ações a serem feitas. Por isso evite deixar recipientes que acumulam água virados para cima, evitar água parada em lugares como pneus, vasos de plantas, garrafas e outros.

Procurar manter seu quintal sempre limpo, são ações que evitam o aparecimento do mosquito transmissor do Zika Vírus.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!