Chikungunya – remédio e tratamento Chikungunya

A Chikungunya é uma doença causada por vírus e é transmitida por meio do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite doenças como a dengue e o Zika Vírus (link). Essa doença muitas vezes têm sintomas parecidos com o da Dengue, mas apenas no começo, depois apresentam também dores nas articulações.

É preciso  buscar ajuda médica já nos primeiros sintomas, para que seja orientado sobre o melhor tipo de tratamento (link) para cada caso. Se você quer saber mais sobre essa doença, continue lendo nosso artigo que vamos explicar tudo!

Confira!

Sintomas

Os sintomas da Chikungunya são muito semelhantes aos da Dengue, porém os seus sintomas podem aparecer durante três meses. Sendo que existem pacientes que apresentaram os sintomas da doença por mais de seis meses.

Um dos principais sintomas, que também é o que diferencia da Dengue, é que a febre Chikungunya causa inchaço nas mãos, dores fortes nas articulações, perda sensibilidades em locais como mãos e braços, manchas pela pele, coceira e dores atrás dos olhos.

Outros sintomas que podem ser apresentados junto com a doença são:

  • Febre com mais de 39 graus por mais de 2 dias
  • Dores nas articulações e ligações do corpo, como tendões, dedos e joelhos.
  • Manchas vermelhas por toda a pele e que geram coceira
  • Dor muscular, principalmente nas costas
  • Cansaço
  • Sensibilidade à luz
  • Dores de cabeça
  • Vômitos (link) e diarreia
  • Calafrios
  • Vermelhidão pelos olhos.

Nas mulheres ainda podem apresentar feridas pela boca, sangramento e febre por mais tempo.

Além disso, a febre Chikungunya crônica pode provocar queda de cabelos (link), perturbações no sono, dificuldade de concentração, perda de memória, visão turva e embaçada e perda de memória.

Causas

A principal causa do da febre Chikungunya é por meio do mosquito Aedes Aegypti que é o transmissor da doença. Ele transmite o vírus de pessoas infectadas para pessoas sadias, mas ao contrário da dengue o tempo que a doença demora para ter seus primeiros sintomas pode ser maior.

O mosquito transmissor pode carregar o vírus da doença durante sua vida toda, por isso é importante evitar o mosquito, para evitar epidemias e um número grande de pessoas contaminadas com a doença.

No geral, pessoas que vivem em lugares quentes, são mais propensas a terem a doença, pois o mosquito não consegue sobreviver em temperaturas menores do que 16 graus. Além disso, as larvas do mosquito podem ficar até um ano a espera do ambiente favorável para se desenvolverem. Por isso é preciso eliminar desde as larvas e assim evitar o aparecimento do mosquito.

Tratamento

O tempo de tratamento da Chikungunya varia de acordo com a idade das pessoas que estão com a doença. Idosos têm um tratamento que dura em média três meses, pois são mais propensos a desenvolverem problemas como artrite.  Já as pessoas mais novas o tratamento pode ter entre 7 a 15 dias.

Durante o tratamento podem ser recomendados o uso de medicamentos (link) para a febre, como o paracetamol e a dipirona. Que também ajudam a diminuir as dores musculares e o cansaço.

Compressas de água também podem ser utilizadas para as dores locais, além do repouso por alguns dias.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!