Nota fiscal 2020 – resgatar créditos da nota fiscal

Quem é de São Paulo, ou quem visita a cidade, geralmente já ouviu a pergunta se queria o cpf (link) na nota após comprar alguma coisa.

Isso acontece, pois a cada cupom fiscal de compra é possível ir juntando créditos e depois resgatar valores em dinheiro.

Porém não são todas as pessoas que sabem como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista.

E se você é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo e continuar lendo o nosso artigo, pois iremos ensinar o passo a passo para você. Confira abaixo!

O que é?

A Nota Fiscal Paulista é o mesmo cupom fiscal que os consumidores recebem em qualquer lugar do Brasil.

A diferença é que no estado de São Paulo ela foi transformada em um programa que visa contribuir para evitar a sonegação fiscal.

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria (link) da Fazenda se uniram e criaram o programa como uma maneira de incentivar que os consumidores peçam a cupom fiscal depois de qualquer tipo de compra.

Dessa maneira o estabelecimento é obrigado a estar em dia com seus impostos para poder fornecer nota fiscal, seja impressa ou online.

O consumidor que participa do programa de Nota fiscal Paulista tem direito a receber entre 5% a 30% do ICMS, que é o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços.

Esse valor pode ser resgatado em dinheiro ou como dedução no IPVA.

Mas é preciso saber como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista de maneira correta, pois existe um período mínimo para poder receber esse dinheiro ou a dedução no imposto

Como funciona?

O Programa de Nota Fiscal Paulista funciona de maneira muito simples e qualquer pessoa pode participar, desde que faça o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e que realize compras em estabelecimentos Paulistas.

Para fazer o cadastro siga os passos:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda e no canto superior direito clique em “Cadastre-se”.
  • Depois escolha entre pessoa física e jurídica.
  • Na próxima página será necessário informar seus dados como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço, e outros.
  • Preencha a imagem de segurança e clique em avançar.
  • Pronto você já tem seu cadastro no programa, agora basta saber como usar e como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista.

Agora para ter direito aos futuros créditos em cada compra que fizer, você deve informar o seu CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica) e solicitar a nota fiscal, que pode ser a tradicional ou a online.

Como resgatar os créditos passo-a-passo

Agora que você já conhece o Programa de Nota Fiscal Paulista e já sabe como se cadastrar para ter direito a receber porcentagem do ICMS.

Então é hora de finalmente saber como resgatar Créditos da Nota Fiscal Paulista.

Para facilitar vamos mostrar o passo a passo para que você não tenha erros e aprenda como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista de maneira muito simples e rápida.

  • Acesse o site http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br e faça login na sua conta.
  • Se você for fazer o primeiro resgate é preciso que tenha no mínimo um saldo (link) de R$25 reais.
  • Mesmo que você tenha mais do que esse valor, a primeira transferência é padrão no valor de R$25 reais.
  • Informe uma conta corrente ou conta poupança da mesma titularidade do CPF cadastrado na nota.
  • Pronto, realize a transferência de seus créditos. Lembrando que desde 2018 foi liberada a função de resgatar os créditos todos os meses.

Depois do primeiro resgate de créditos da Nota Fiscal Paulista, as demais transferências não têm limites máximos de valores.

Mas devem ser de no mínimo 25 reais.

Outro observação é que não é possível transferir os créditos para contas de outras titularidades, o que ajuda a evitar fraudes.

Além de resgatar o valor em reais dos seus créditos, é possível utilizá-lo para ter descontos no IPVA, porém essa opção somente é liberada para ser realizada no mês de outubro.

Então se essa for a opção que você deseja, deve ficar atento para não perder o prazo.

Programa de Nota Fiscal tem em outros estados?

O Programa de Nota Fiscal com a possibilidade de juntar créditos e resgatar dinheiro é exclusivo do Estado de São Paulo.

Porém moradores de outros estados brasileiros podem ter direito a participar do programa.

Para isso eles precisam fazer compras em estabelecimentos no Estado de São Paulo, informar o CPF no momento da compra, se cadastrarem no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

E quando saber como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista, basta seguir os mesmos passos acima, respeitando os valores mínimos de transferência.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!