Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa do governo cujo objetivo é inserir os jovens no mercado de trabalho e oferecer-lhes a sua primeira qualificação profissional.

Adolescentes pousando para foto no Jovem aprendiz Correios
Adolescentes pousando para foto no Jovem aprendiz (link) Correios.

Jovem Aprendiz / Correios

Muitos estudantes (link) já passaram pelo programa e mudaram de vida, essa pode ser a sua chance.

Inúmeras empresas brasileiras são obrigadas a realizar o Jovem Aprendiz e contratar, no mínimo, um estudante por ano.

Você pode começar a sua carreira trabalhando nos Correios, por exemplo, que são grandes parceiros do Jovem Aprendiz.

Não é preciso ter nenhuma qualificação profissional para a vaga e durante o aprendizado você obtém muito conhecimento.

A vaga do Jovem Aprendiz é muito cobiçada, pelo fato de que por mais que seja temporária, fornece experiência profissional, conhecimento e amizades que podem te ajudar no futuro, além de benefícios como salário e outras remunerações.

Todos os anos os Correios abrem um processo seletivo em seu site para a contratação de novos aprendizes em todas as regiões brasileiras.

Para 2021, ainda não há uma previsão de quando isso acontecerá, mas muitos já estão aguardando.

A quantidade de vagas oferecidas depende da demanda da unidade presente no seu município, por isso sempre leia o edital.

Quais os requisitos

Para poder se candidatar e ter mais chances de ser selecionado o jovem interessado deve preencher alguns requisitos.

Não é necessário ter nenhuma qualificação profissional nem ter trabalho anteriormente, já que o objetivo do programa é justamente lhe ajudar com o primeiro trabalho.

No entanto, é preciso ter, no mínimo 14 e, no máximo, 24 anos.

É necessário também ter disponibilidade de 6 horas para o trabalho e morar em uma cidade com uma unidade do SENAI, onde realizará o curso (link) técnico.

O estudante (link) interessado na vaga deve se matricular primeiramente em um curso do SENAI em sua região.

Isso deve ser feito apenas quando o edital do Jovem Aprendiz Correios for divulgado, para que assim seja selecionado no mesmo momento em que for se matricular.

As inscrições para o Jovem Aprendiz são feitas no site dos Correios na internet.

É imprescindível ler todo o edital antes de efetuar a inscrição, pois nele contém todo o passo a passo a ser seguido, além da quantidade de vagas e das cidades participantes.

Quais os benefícios

Os jovens que forem selecionados para as vagas contam com inúmeros benefícios. Além de começarem sua carreira em uma grande empresa e se qualificarem, poderão obter mais conhecimento no dia a dia de trabalho com seus colegas e também no curso de aprendizagem.

Os direitos trabalhistas também são garantidos pela lei do Jovem Aprendiz.

Sendo assim, os benefícios também incluem um salário mensal de acordo com as horas trabalhadas, vale transporte, vale alimentação, uniforme, atendimento médico odontológico ambulatorial e atendimento médico odontológico ambulatorial nas instalações da ECT.

Mais informações você encontra no edital quando este for divulgado pela empresa ainda neste ano.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!