Atualize o Aplicativo do INSS (consulte aposentadoria e pagamento)

Sumário:
Guia passo a passo do INSS. No aplicativo você tem a opção de consultar pagamento; saque do INSS; ver calendário; saldo; pedir aposentadoria; comprovar prova de vida; e detalhamento de crédito.

O aplicativo da previdência social, “Meu INSS”, permite que o segurado faça centenas de consultas, tais como: pedido de aposentadoria, saque do INSS, pagamento, calendário, prova de vida entre outros.

Além disso, todos os trabalhadores ao terem seu primeiro emprego de carteira assinada começam a contribuir com o INSS.

Quem é autônomo pode contribuir de maneira avulsa pagando uma taxa mensal. Veja mais detalhes se você está com CPF sujo no SERASA.

Você pode ter acesso a todos esses pagamentos por meio do detalhamento de crédito INSS pela internet ou aplicativo. Confira também se você tem saldo do FGTS e depósitos.

E nesse artigo nós vamos mostrar o passo a passo da consulta de pagamento, calendário, extrato e muito mais (e de como baixar o app, é claro!).

Indicado para pessoas que:

  • Desejam verificar no INSS o detalhamento de crédito;
  • Precisam comprovar no INSS a prova de vida;
  • Necessitam solicitar a aposentadoria pelo INSS;
  • Desejam consultar o saldo do INSS;
  • Precisam conferir no INSS calendário de pagamento;
  • Necessitam realizar o saque do INSS;
  • Desejam solicitar no INSS o pagamento;
  • Precisam baixar e atualizar o aplicativo do INSS.

1. O que é o detalhamento de crédito?

O Detalhamento de Crédito INSS é a garantia que os trabalhadores têm de que o dinheiro que está sendo descontado do seu salário, realmente está indo para a contribuição mensal do INSS.

E assim em caso de doença, licença maternidade, férias, aposentadoria, invalidez e até mesmo morte, tem a segurança de que receberá o seguro e os valores do benefícios conforme consta na lei.

E assim, mesmo que não possa trabalhar, poderá receber um valor mensalmente para conseguir se sustentar.

Ou para os seus dependentes, no caso de morte.

O detalhamento de crédito INSS fica disponível para qualquer contribuinte que queira saber quanto já foi pago ao longo dos anos de trabalho.

Porém esse dinheiro não pode ser sacado a menos que exista uma justificativa válida, como aposentadoria por tempo de serviço, invalidez, ou afastamento temporário.

Em resumo, o detalhamento de crédito pode funcionar como uma espécie de poupança onde, mas onde você apenas pode ver os depósitos feitos, sem a opção de retiradas.

2. Como retirar o detalhamento online?

Se você já é contribuinte do INSS, não importa a quanto tempo, você pode retirar o Detalhamento de Crédito Online, pois ele fica disponível logo no primeiro mês de contribuição.

E tudo o que você precisa é de saber o número do seu CPF para realizar um cadastro, caso seja o seu primeiro acesso ao site.

O detalhamento de crédito INSS online é feito pelo site do Meu INSS, nesta página você também pode ter acesso a simulações sobre aposentadoria por tempo de serviço, por tempo de contribuição.

Pode acessar resultados e perícias médicas, caso tenha pedido benefícios como o auxílio doença.

Entre outros serviços disponíveis no portal.

3. Passo a passo na internet

Para solicitar o detalhamento de crédito INSS no seu primeiro acesso é preciso seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ e clique em login e depois em Cadastre
  • Depois insira seus dados como nome completo, data de nascimento, CPF.
  • Será gerado um código de acesso que depois de logar você deverá alterar para uma senha de sua preferência.
  • Volte ao site https://meu.inss.gov.br/ e clique na opção de Histórico de Crédito de Benefício.
  • Insira seu CPF e sua senha e clique em prosseguir

Na página seguinte você terá todo o detalhamento de crédito dos anos de contribuição de todos os empregos em que você teve carteira assinada.

Se quiser é possível imprimir a página.

Porém você pode realizar essa pesquisa sempre que desejar, basta seguir os passos acima.

Lembrando que o cadastro só precisa ser feito uma vez, por isso guarde a sua senha para ser utilizada nas próximas consultas!

Em caso de dúvidas sobre o detalhamento de crédito, o INSS disponibiliza a Central de Atendimento do 135 para atender os trabalhadores.

Você pode ligar de segunda a sexta das 7h às 22h.

4. Baixar o Aplicativo Oficial

De acordo com o site do Governo (gov.br), é possível ter em mãos o aplicativo do INSS, cujo o nome do app é “Meu INSS”.

O aplicativo permite aos usuários acesso a diversas funções, tais como:

  • peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido;
  • solicite aposentadoria;
  • calcule quanto tempo falta para aposentar;
  • tire extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados;
  • solicite declaração de recebimento de benefício do INSS;
  • agende perícia médica;
  • atualize seus dados de cadastro;
  • solicite outros serviços.

Indo direto ao ponto, para baixar é muito fácil…

5. Calendário de pagamento

Bom, para aqueles que são segurados do INSS e recebem pensão, aposentadoria ou auxílio-doença podem conferir as datas de pagamento em 2021 dos benefícios.

De acordo com o site oficial do INSS, o calendário de depósitos mantém a mesma sequência do ano passado (dê zoom na imagem abaixo para melhor visualização).

Atualize o Aplicativo do INSS (consulte aposentadoria e pagamento)

Atualize o Aplicativo do INSS (consulte aposentadoria e pagamento)

6. O que é INSS?

O INSS é o Instituto Nacional de Seguro Social, uma órgão da Previdência Social responsável por gerir os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios dos trabalhadores brasileiros contribuintes.

O pagamento, ou contribuição do INSS, é algo que acontece ao longo de toda a vida de trabalho e depois quando você se aposentar é o INSS o responsável pelos pagamentos mensais do valor da aposentadoria.

Além disso, ele também pode pagar seguros referentes a acidentes de trabalho, licença maternidade, afastamento temporário das atividades por causa de doença, e outros como pensão a familiares em caso de morte, invalidez e outros.

Os valores da contribuição correspondem a uma porcentagem do salário bruto e são descontados automaticamente todos os meses na folha de pagamento.

E você pode acessar o seu detalhamento de crédito INSS sempre que quiser para saber se o imposto está sendo pago de maneira correta, porém não pode retirar o dinheiro se não se encaixar em uma das condições citadas acima.

homem contando notas de R$ 50 reais (cinquenta reais)
homem contando várias notas de R$ 50 reais (cinquenta reais).

7. Central 135

Se por ventura não conseguir acesso ao seu INSS, você tem a opção de ligar para o numero 135 (central telefônica do segurado INSS).

O atendimento estará disponível somente de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Referências

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!