Quem é pensionista da Previdência Social todos os meses precisa consultar o Extrato do seguro social INSS para conferir o valor do seu benefício e data do recebimento.

INSS / Extrato
Dessa maneira fica mais fácil de conseguir programar o seu mês e também de conferir o pagamento de anterior do benefício.
O Extrato pode ser emitido de diversas maneiras, presencialmente na Previdência Privada, ou até mesmo pela internet, o que é uma grande facilidade.
O INSS, ou melhor Instituto Nacional de Seguro Social, é um órgão ligado diretamente a Previdência Social que é responsável por fazer o pagamento de aposentadorias, pensões e seguros sociais aos trabalhadores contribuintes.
Ou seja, aqueles trabalhadores de carteira assinada que pagam mensalmente as taxas do INSS, quando aposentam, ou tem algum problema que o impede de trabalhar passam a receber pelo um salário pelo INSS.
A taxa paga mensalmente ao INSS é descontada automaticamente na folha de pagamento de quem trabalha de carteira assinada, e o valor varia de acordo com o salário, já que ela corresponde a uma porcentagem do salário.
Trabalhadores autônomos, que não tem uma recebimento fixo, podem pagar o INSS de maneira avulsa, para isso devem ir até a Previdência Privada e informar o valor do seus rendimentos para que seja feito um cálculo do valor da taxa mensal.
Algumas profissões também permitem que a taxa seja de acordo com a categoria, mas isso irá depender de cada sindicato e o valor que ele estipular.
É preciso saber diferenciar o INSS do FGTS, uma vez que o primeiro somente pode ser acessado em caso de afastamento do trabalho por aposentadoria, doença, invalidez, licença maternidade, acidente de trabalho ou reclusão.
Já o FGTS é pago, por tempo determinado, quando o trabalhador é demitido da empresa e recebe um valor correspondente ao tempo de trabalho, por um período de até seis meses, ou até conseguir outro emprego de carteira assinada.
Como emitir o extrato?
Se você recebe o benefício e precisa emitir o Extrato do seguro social INSS, mas ainda não sabe como fazer isso, nós ensinamos como é fácil e você pode fazer até mesmo sem precisar sair de casa.
Extrato pela internet
Acesse ao site da DataPrev http://portal.dataprev.gov.br/ e nele informe seus dados pessoais como número do benefícios, nome completo, CPF, data de nascimento, informe os caracteres da imagem de confirmação e clique em visualizar.
Ainda pela internet existe mais uma opção, utilizando o site https://meu.inss.gov.br/ você deve clicar no serviço que deseja ter o Extrato INSS completo e então informar um email e senha para logar no site.
Nesse site é possível ter de maneira detalhada o extrato de cada um dos serviços do INSS que o beneficiário já usou.
Consulta pelo caixa eletrônico
Você pode consultar o Extrato do seguro social INSS pelo Caixa Eletrônico, tudo o que precisa fazer é ir até o caixa do banco onde recebe o seu benefício portando o seu cartão do banco.
Insira na máquina e solicite um extrato completo da conta.
É possível ter acesso até 90 dias de movimentações.
Consulta o Extrato do seguro social INSS na Agência
Caso você queira, ainda tem a opção de ir pessoalmente até uma agência da previdência privada e consultar o Extrato do seguro social INSS.
Para isso leve seus documentos pessoais e o número do benefício.
Apenas o próprio beneficiário pode consultar o extrato completo.
Por telefone
Existem também a possibilidade de consultar o Extrato do seguro social INSS por telefone, a consulta pode ser feita pelo número 135.
Somente é possível ligar de telefones fixos durante qualquer horário.
Tenha em mãos o seu CPF e o número do seu benefício no momento da consulta.
Como usar no imposto de renda?
Quem recebe o INSS e tem renda tributável maior que R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos superiores a R$ 40 mil, deve declarar o imposto de renda e precisa anexar o recebimento do benefício do INSS.
Para isso é possível pegar o Extrato do seguro social INSS para imposto de renda.
Siga os passos abaixo
- Acesse o site do INSS;
- Preencha todos os dados solicitados e clique em visualizar;
- Imprima a pagina seguinte e anexe junto aos demais documentos do seu imposto de renda. Pronto! Dessa maneira você não corre o risco de cair na malha fina por não declarar o recebimento do INSS.
Baixar o Aplicativo Oficial
De acordo com o site do Governo (gov.br), é possível ter em mãos o aplicativo do INSS, cujo o nome do app é “Meu INSS”.
O aplicativo permite aos usuários acesso a diversas funções:
- Para os usuários do Android, acesse:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US - Para os usuários da Apple, acesse:
https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358