Infecção Urinária Sintomas 2022: Remédios, tratamentos e recomendação médica

publi

A infecção urinária é um problema de saúde que pode afetar os rins, a bexiga, os uréteres ou a uretra.

Os sintomas para cada tipo são mais ou menos parecidos, mas para identificar exatamente, o paciente precisa fazer exames médicos específicos.

publi

O tratamento varia muito dependendo da gravidade do caso e de cada tipo.

Por isso, é essencial que as pessoas estejam atentas a qualquer alteração na urina. Continue acompanhando esse artigo para conhecer as possíveis causas da infecção, os sintomas mais comuns, como é o tratamento e medidas que podem ser preventivas.

publi

Quais as causas da Infecção urinária?

As causas que podem levar uma pessoa a apresentar infecção urinária são variadas e estão relacionadas com o próprio local infectado.

Dependendo do local da infecção, o quadro recebe nomes específicos como infecção nos uréteres (nos ureteres), uretrite (na uretra), cistite (na bexiga) e pielonefrite (nos rins).

publi

Existem alguns fatores que podem ser considerados de risco e que aumentariam as chances de uma pessoa ter infecção urinária. Os mais comuns são:

  • Vida sexualmente ativa;
  • Uso de cateter para urinar;
  • Estar com o sistema imunológico debilitado;
  • Uso de contraceptivos, como os espermicidas;
  • Apresentar pedras nos rins;
  • Diminuição de estrogênio que acontece após a menopausa;
  • Aumento da próstata.

Quais os sintomas da infecção urinária?

É bom ressaltar que a infecção urinária não se manifesta da mesma maneira em todos os pacientes e que alguns deles, inclusive, não apresentam sintomas aparentes.

Contudo, os sinais mais recorrentes da infecção são alterações no aspecto da urina como cheiro forte, cor escura, presença de sangue e mesmo ardência ao urinar e alta frequência de idas ao banheiro.

As mulheres são as mais propensas a terem infecção urinária por causa do próprio sistema reprodutor delas.

Como a uretra feminina é menor, as bactérias percorrem um caminho reduzido até chegarem à bexiga e causarem a infecção.

Qual o melhor Tratamento para infecção urinária?

Como falamos acima, os sintomas de cada tipo de infecção urinária podem se assemelhar, mas somente exames específicos podem identificar o local afetado.

Alguns desses exames são exames de urina, cultura de urina, exames de imagem e, em alguns casos, cistoscopia para análise das regiões internas da uretra e da bexiga.

O tratamento é normalmente realizado tendo antibióticos como base.

Em casos de dor e forte ardência ao urinar, é possível ainda que o tratamento seja feito com a inclusão de analgésicos para diminuir a dor.

Durante esse tratamento, o paciente pode seguir outras orientações gerais como: beber grande quantidade de água por dia, evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas.

Além disso, é recomendado colocar uma bolsa de água morna na região da bexiga para amenizar o incômodo.

Quais as Medidas preventivas?

A infecção urinária pode ser evitada com algumas medidas como: consumo elevado de líquidos todos os dias, evitar usar calças e shorts muito justos.

Além disso, fazer limpeza depois de urinar e urinar depois das relações sexuais, usar absorventes externos, usar calcinhas com tecidos mais leves como as de algodão.

A regra de ouro para manter uma boa saúde é estar atento às possíveis alterações no corpo e, em caso positivo, procurar ajuda médica para iniciar um tratamento.

Importante

  1. Este artigo é de caráter educativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!

Por favor, aguarde…

0