Habitação

A Caixa Econômica Federal (link), banco público do Governo Federal, possui e apresenta muitos programas ligados à área habitacional.

Casa financiadas pela Caixa
Casa financiadas pela Caixa (link).

Habitação / Caixa

Cada um desses programas tem suas especificações e oferecem tipos de benefícios.

Esses programas podem transformar sonhos em realidade, pois facilitam o pagamento e investimento em imóveis.

1. Simular financiamento

Caso você tenha interesse em simular um financiamento habitacional Caixa, basta acessar ao site www8.caixa.gov.br e ter acesso ao Simulador oficial de Habitação da Caixa, podendo fazer um orçamento para pessoas físicas e jurídicas, onde se dá todo o preço a ser pago nos diferentes planos de financiamentos da caixa.

Confira a seguir um resumo dos principais programas que estão inseridos dentro da Caixa Habitação.

Seu estado ou município pode indicar famílias para serem beneficiadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR pelo Minha Casa Minha Vida.

Estados ou Municípios, atuando diretamente ou por meio da Administração Indireta podem promover empreendimentos habitacionais na planta, com recursos oriundos do FGTS (link) e taxas a partir de 5,5% a.a. para os participantes.

2. Minha casa minha Vida (MRV)

Criado para atender às necessidades habitacionais de famílias de baixa renda, o Minha Casa Minha Vida (Habitação popular MRV) – Associativo é uma linha de crédito (link) do Governo Federal para financiamento da produção de empreendimentos habitacionais e da reabilitação de empreendimentos urbanos, com financiamento direto às pessoas físicas e formalizado mediante parceria com uma entidade organizadora.

Pró-Moradia

O programa do Governo Federal tem o objetivo de ajudar famílias em situação de risco social a conseguir melhor moradia e mais qualidade de vida.

Funciona assim: com a utilização dos recursos do FGTS e a contrapartida do solicitante, o Pró-Moradia oferece financiamento para que estados, municípios, Distrito Federal e empresas públicas não dependentes atendam famílias com renda mensal de até R$ 1.395,00.

Programa Nacional de Habitação Rural

Programa Nacional de Habitação Rural: Criado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (link) (MCMV), o PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais.

Urbanização e Regulamentação de Assentamentos

Programa que promove a urbanização, prevenção de situações de risco e regularização de assentamentos.

Famílias Associadas

Famílias organizadas de forma associativa podem participar do programa.

Confira no link abaixo quem pode e não pode fazer parte deste tipo de associação.

Habitação de Interesse Social

Os programas de Habitação caixa de Interesse Social têm como objetivo viabilizar à população de baixa renda o acesso à moradia adequada e regular, bem como o acesso aos serviços públicos, reduzindo a desigualdade social e promovendo a ocupação urbana planejada.

Isso se dá por meio de apoio aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal na elaboração de planos locais de habitação.

Crédito Imobiliário Rural – FGTS

O Minha Casa Minha Vida (Habitação popular MRV) conta com o Programa Nacional de Habitação Rural para dar oportunidade aos agricultores e trabalhadores rurais de conquistarem uma moradia própria, seja construindo, reformando ou concluindo o imóvel.

Financiamento Caixa Habitação

Você sonha com a casa própria, mas não tem ideia de como pagar e não sabe por onde começar?

Por conta disso, a Caixa Econômica Federal oferece diversas formas de financiamento para ajudar você a investir na casa que sempre sonhou.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!