Encceja 2020 – resultados e inscrição Enceeja

Você quer fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja (link))? Esse é um exame importante para aqueles que não conseguiram terminar o ensino fundamental (link) ou ensino médio (link) na idade correta. Confira abaixo o passo a passo das inscrições Encceja 2020, com dicas e muito mais.

Passo a passo inscrições Encceja 2020

As inscrições Encceja 2020 são pela internet, o que significa que você precisará de acesso a um computador para fazer a sua. Apesar de ser um procedimento bem simples, muitas pessoas têm dúvidas. Se esse é o seu caso, esse passo a passo vai te ajudar. Confira:

  1. O primeiro passo para fazer as inscrições Encceja 2020 é acessar a página oficial do Exame na internet. Esse é o link que você deve utilizar http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/
  2. O segundo passo é fazer login, utilizando os seus dados pessoais. Se ainda não é cadastrado, basta se cadastrar dentro da plataforma.
  3. Clique no menu “página do participante”, para fazer a sua inscrição no exame.
  4. Selecione o nível de formação para o qual você deseja a certificação. Você pode fazer a prova para certificar o ensino fundamental ou para certificar o fundamental e o ensino médio.
  5. Escolha o local onde deseja realizar a prova. Você deve informar o Estado e a cidade desejada.
  6. Clique em “concluir” para finalizar a sua inscrição.
  7. A partir daí você já estará inscrito no exame, devendo aguardar o dia da prova para a realização.
  8. Caso tenha alguma dúvida a respeito do procedimento, consulte informações importantes na página do Encceja ou na página do Inep clicando nesse link http://www.inep.gov.br

Acompanhar as inscrições Encceja 2020

As inscrições Encceja 2020 ficam disponíveis por tempo limitado. Após fazer o procedimento acima, do passo a passo, você poderá acompanhar a sua situação na “página do participante.

Veja o passo a passo para acompanhamento e dúvidas:

  1. Acesse o site oficial do exame através do link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/
  2. Você encontrará três opções em um menu centralizado na página, destacado na cor azul (link).
  3. As três opções são: orientações ao participante, página do participante e orientação para recuperação de senha.
  4. Clique em orientações ao participante para ter acesso ao dia de prova, apostilas de apoio para estudos e provas do exame passado, para que você conheça como ela é.
  5. Clique em página do participante para ter acesso à sua inscrição, verificar local de prova e mais.
  6. Clique em instruções para recuperar senha caso não se recorde os seus dados cadastrais para acesso ao painel.

Agora vamos falar sobre outro assunto de extrema importância: os resultados Encceja 2019. Separamos um passo a passo que vai te ajudar a acompanhar os resultados divulgados, para saber se você foi aprovado.

Passo a passo resultados Encceja 2020

Para ter acesso aos resultados Encceja 2020 é muito fácil. Mas muitas pessoas possuem dificuldade, pois ficam em dúvida sobre onde encontrar as informações. Com o passo a passo a baixo você vai conseguir localizar de forma simples e rápida. Confira:

  1. Acesse o site oficial do Encceja, o mesmo que você utilizou para se inscrever no exame. O link é esse aqui http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/
  2. Faça login com os seus dados cadastrados. Se não se lembrar a senha, acesse o painel “orientações para recuperação de senha” e siga as instruções na tela.
  3. Confira a sua pontuação nas matérias da prova.
  4. Para ser aprovado, você precisa de pelo menos 50% de aproveitamento em cada uma das disciplinas, além de 50% na prova de redação.

O que cai na prova do Encceja 2020

Ao todo são 30 questões em cada uma das disciplinas cobradas no exame. No momento de acompanhar os resultados Encceja 2019, tenha em mente que a aprovação depende de pelo menos 50% em cada bloco de questões, além da redação. Antes de seguir o passo a passo das inscrições Encceja 2019, vale a pena conhecer as disciplinas cobradas, para saber como será a sua prova. Separamos uma lista com as matérias cobradas:

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Não perca a oportunidade de certificar os seus conhecimentos. Você precisará do certificado para conseguir participar do Enem (link), por exemplo. Siga agora mesmo o passo a passo e aproveite as inscrições Encceja 2020.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!