Empréstimo consignado – como eu consigo um empréstimo consignado?

Se você está precisando de dinheiro com as melhores condições de mercado e pagamento facilitado, você precisa conhecer o crédito consignado. Nesse artigo nós reunimos as principais informações sobre essa modalidade de empréstimo (link), o que você precisa fazer para solicitar um, quais são as vantagens e pontos negativos, então continue lendo esse artigo para saber tudo sobre o crédito consignado.

Quais são os Requisitos? Que documentos são necessários?

Para pedir um empréstimo consignado (link) você precisa ser trabalhador com carteira assinada, funcionário público de qualquer esfera, federal, estadual ou municipal, aposentado ou pensionista do INSS, pois assim as prestações do empréstimo realizado serão descontadas diretamente da sua folha de pagamento.

Você deve ir até uma agência bancária com sua carteira de identidade, CPF (link), comprovante de endereço, comprovante de renda e carteira de trabalho ou cartão de benefício do INSS para poder contratar o crédito consignado. A avaliação é feita na hora e no máximo em dois dias você já fica sabendo se seu empréstimo foi liberado ou não.

Assim que que for liberado você já tem o dinheiro creditado na sua conta e no mês seguinte as parcelas já começam a serem descontadas do seu salário.

Pontos positivos do Empréstimo

O empréstimo consignado é descontados todos os meses do seu salário ou benefício antes mesmo que ele caia na sua conta, dessa maneira você consegue se programar melhor e ainda não esquece as datas de pagamento e não corre o risco de ter o nome negativado e nem de pagar multas por causa de falta de pagamento. Além disso, as condições do crédito consignado são mais facilitadas e o empréstimo é aprovado mais rapidamente. Outro ponto muito vantajoso é que em alguns bancos mesmo que se tenha o nome sujo é possível conseguir um empréstimo consignado, pois como as parcelas são descontadas do salário não existe chance de ter inadimplência.

As taxas de juros do crédito consignado são mais baixas, inclusive em alguns casos vale mais a pena fazer um crédito consignado do que um financiamento (link) e ai você pode comprar um bem material a vista e ainda ter descontos e depois só fica pagando as parcelas do consignado.

Pontos Negativos do Empréstimo

Como tudo que tem seus pontos positivos o crédito consignado também possui pontos negativos, como por exemplo a impossibilidade de reverter o empréstimo, ou seja, se você não quer mais que as parcelas sejam descontadas do seu salário a única solução é quitar todo o empréstimo realizado. Além disso, se acontecer de um mês você ficar mais apertado, não é possível adiar o pagamento das parcelas, pois o desconto ocorre automaticamente, do mesmo modo que você também não consegue nem mesmo alterar a data do pagamento que tem que ser a mesma do recebimento do seu salário ou benefício.

Nossa Opinião

O crédito consignado pode ser a melhor solução para quem precisa de pegar dinheiro emprestado (link) com taxas pequenas e ainda quer organizar a sua vida financeira e assim pagar o empréstimo direitinho sem atrasar. Dessa maneira você aprende a fazer o seu orçamento sem contar com o dinheiro das parcelas e com isso as chances de acabar inadimplente são poucos. Por isso se você é trabalhador de carteira assinada, funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS o crédito consignado é a sua melhor opção!

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!