Depressão (sintomas e melhor tratamento)

Sumário:

Depressão é um estado psicológico pelo qual as pessoas mergulham em sentimentos de tristeza ou perdem interesse em atividades prazerosas.

A depressão é a doença da atualidade, pois milhares de pessoas sofrem com ela. E o pior é que a maioria, nem sabe o que tem. Esclareça suas dúvidas sobre depressão aqui no artigo.

1. Sintomas da depressão

Depressão é um estado psicológico, pelo qual as pessoas se encontram em determinados momentos da sua vida. A depressão consegue tirar a pessoa do foco da sua vida, atrapalhando a rotina do dia a dia, no trabalho, em casa, com os amigos, e muito mais. Muitas vezes os casos depressivos duram anos, principalmente se a pessoa não faz o tratamento correto. Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde, estima que no ano de 2020, os casos de depressão será a segunda causa de morte no mundo, ficando só atrás das doenças cardíacas.

Esse é um dado alarmante, mas que precisa de maior atenção. Você sabia, que as mulheres, tem duas vezes mais chances de terem depressão do que os homens? É preciso compreender que a depressão é uma doença que fica e não um estado de tristeza decorrente de algum fato, que com o tempo passa. Os momentos difíceis da vida estão presentes no nosso cotidiano, mas existem pessoas que tornam esses acontecimentos muito mais significativos do que eles são e passam a se sentirem depressivas por meses e até anos.

Homem trsite e desolado sentado em um banco na rua.
Homem triste e desolado sentado em um banco na rua.

Os sintomas mais comuns da depressão são: tristeza profunda, isolamento, falta de apetite, sentimento de fracasso, desânimo, vontade de estar sempre dormindo, irritabilidade, medo, desejo de morrer, dificuldade de concentração, dores musculares, insônia, entre outros. É importante salientar que a depressão pode se manifestar de várias formas, de acordo com cada pessoa. Por isso é importante obter um diagnóstico médico para poder detectar os sintomas e avaliar a doença de forma correta.

Sumário:

A depressão basicamente mergulha o indivíduo em tristeza profunda, isolamento, falta de apetite, entre outros sentimentos.

2. Causas da depressão

A depressão pode ter várias causas, mas a que mais pesa é a genética, se a pessoa já tem na família ela torna-se muito mais vulnerável e propensa a desenvolver a doença.

Outra causa que desencadeia a depressão são as mudanças físicas que ocorrem no cérebro, pois as pessoas deprimidas possuem menos noradrenalina, dopamina em menor proporção e serotonina.

A falta dessas substâncias no cérebro promovem a depressão, além de muitos outros processos que são desenvolvidos no interior das células nervosas.

Sumário:

As causas da depressão são inúmeras, mas destaca-se em alguns casos por herança genética.

3. Tratamentos eficazes para depressão

Existem inúmeros tratamentos para a depressão, mas é preciso ter um diagnóstico correto da doença, para dar início ao tratamento de acordo com o problema. Vale ressaltar que é preciso tratar a causa, da depressão juntamente com os sintomas, ou seja, o indivíduo depressivo deve tomar medicamentos e fazer tratamento com um terapeuta.

Vale lembrar que os medicamentos para depressão devem ser indicados por um médico, e eles devem ser consumidos pelo tempo determinado de acordo com cada caso. Existem também aqueles indivíduos que necessitam de manutenção ou prevenção, para evitar que tenha crises de depressão ao longo de sua vida. Esses tratamentos podem durar por toda a vida.

Procurar um terapeuta é fundamental para quem está sofrendo com depressão, pois ele vai ajudar o paciente a lidar com os problemas e proporcionar maior segurança distanciando as crises depressivas. Melhorando a qualidade de vida da pessoa depressiva.

Sumário:

O tratamento recomendado para depressão envolve SEMPRE o acompanhamento médico.

Medicamentos mais comuns para o tratamento da depressão: Fluoxetina, Escitalopram, Mirtazapina, Citalopram, Diazepam, Bromazepam, Alprazolam, Clozapina.

Referências

  • https://www.tuasaude.com/sintomas-de-depressao/
  • https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-fluoxetina/bula
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoxetina
  • https://www.medicina.ufmg.br/uso-de-fluoxetina-minimiza-perda-de-memoria-causada-por-depressao/

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!