Para evitar a calvície existem inúmeras dicas, como evitar usar chapéu, usar máscara de ovo, cortar o cabelo na lua crescente, entre muitas outras, que não passam de crendices populares.

Calvície / Masculina
No entanto existem tratamentos eficazes realizados por profissionais da área para a calvície.
1. Sintomas
A calvície se denomina pela falta de cabelo na cabeça, ela começa aos poucos e segue até a perda total.
A queda de cabelo nos homens é mais comum na parte de cima da cabeça, alguns ficam com entradas nas laterais e outros perdem todo cabelo na parte de cima da cabeça.
sintoma comum
O sintoma mais comum da calvície é a queda de cabelo, que começa aos poucos e se torna progressiva.
É importante observar se o cabelo está ficando ralo e o couro cabeludo está aparecendo.
Para tanto basta fazer o teste do espelho ou da fotografia da cabeça, pois com a tecnologia de hoje, com o celular você pode tirar uma foto da cabeça e depois olhas se tem falhas de cabelo.
2. Causas
A calvície pode surgir por vários fatores, mas o mais predominante é a genética, hereditariedade, que passa de pai para filho, ou de mãe para filha, pois as mulheres também podem ficar calvas.
A calvície mais comum é a dos homens, conhecida como alopecia androgenética, principalmente em homens de ascendência europeia.
Hoje em dia é possível obter tratamento para a calvície, mas estudos relatam, que são poucos que buscam por tratamento.
O que ocorre para acelerar a queda dos cabelos é que a testosterona minimiza os fios de cabelo na cabeça dos homens que são propensos a terem calvície.
hormônio DHT
O hormônio DHT (Di-hidrotestosterona) é o responsável pela calvície, uma vez que o mesmo é 5 vezes mais forte que o hormônio testosterona.
O que faz com que a perda de cabelo não seja parelha é que esse hormônio está distribuído de forma irregular no couro cabeludo.
A calvície pode afetar homens a partir dos 30 anos, dependendo da sua genética e do tipo de alimentação, bem como tabagismo, estresse, entre muitos outros fatores.
É importante identificar a causa da calvície para depois tratar.
Existem vários exames que podem ser feitos para encontrar a causa do problema e poder tratar da maneira correta.
3. Tratamentos
A calvície é um problema mais comum entre os homens, no entanto, não existem tratamentos extremamente eficazes, o que pode ocorrer é tratar para retardar a calvície, através de tratamento correto.
Porém é preciso iniciar a tratar a calvície, quando for genética, 10 anos antes da idade em que o seu pai começou a ficar calvo, ou ficou calvo.
Para saber basta ver as fotografias ou perguntar para a família.
Quando o tratamento é feito da maneira correta é possível amenizar o problema e até mesmo retardar.
loções e shampoos
No início será indicado que use produtos de uso tópico, como loções para aplicar no couro cabeludo e shampoos adequados.
Como a calvície é um problema crônico que vai progredindo lentamente é preciso tratar por muitos anos.
Em alguns casos é necessário fazer uso de medicamentos orais, mas desde que o paciente esteja de acordo com o tratamento.
Em últimos casos o paciente pode optar pelo transplante capilar, mas é preciso consultar o seu médico.