Ar condicionado – quais as dicas para limpar ar condicionado?

Veja como limpar de forma fácil e efetiva o seu aparelho de ar condicionado com nossas super dicas! O ar condicionado é um equipamento demasiadamente útil, sobretudo nos períodos com a temperatura mais elevada. Para que o equipamento possa funcionar da maneira adequada, é fundamental que seja realizada uma manutenção com certa regularidade. Aqui vamos falar sobre os perigos da falta de conservação, e como fazer a limpeza.

Por que limpar o ar condicionado?

O ar condicionado é um equipamento que costuma acumular água e pó. Dessa forma é necessário realizar a manutenção periodicamente, mesmo que seja um ar portatil. Com isso pode causar maus para a saúde, além de prejudicar o funcionamento do sistema. A conta da luz e a vida útil do ar condicionado são afetadas. A manutenção é simples e pode ser realizada pelo proprietário.

Aumento na conta de luz

Um ar condicionado mal regulado ou sem a limpeza adequada pode fazer subir o valor de sua conta de luz. A quantia por mês pode subir até 30% durante o verão. Para diminuir os custos é preciso realizar a manutenção no produto. Dessa forma a pessoa vai passar a pagamentos e também evitar a ocorrência de problemas na saúde.

Manutenção no ar condicionado

A falta de limpeza no ar condicionado é um dos grandes vilões no aumento na conta da energia elétrica, pois o equipamento precisa fazer mais foça para atingir os resultados desejados. Deve limpar os filtros, para diminuir a pressão utilizada no seu funcionamento, ação realizada rapidamente, podendo ser feita sem grandes conhecimentos técnicos. As serpentinas são essenciais para circulação de água, e devem ser limpas com bastante cuidado. O local onde a água fica acumulada também deve ser limpo, pois poderão acontecer vazamentos causar danos para o equipamento.

Problemas para a saúde

A falta de limpeza no ar condicionado certamente poderá gerar problemas para a saúde. O acumulo de água pode de certa forma causar infecções no corpo. O ar condicionado não faz mal para a saúde, mas o ambiente seco causa complicações. Isso é ainda pior para as pessoas com problemas relacionados a alergias. Além disso, o aparelho sujo é capaz de acumular fungos (link), ácaros, vírus e bactérias. Pode gerar doenças (link) como pneumonia (link), rinite (link) ou até mesmo sinusite (link). Isso pode acontecer nas versões para casas e também para carros. Sem manutenção, o ar condicionado deixa de ser um aliado para ser um vilão.

Como limpar as serpentinas?

As serpentinas servem para a troca do calor, tornando o ambiente mais frio ou mais quente. Nela deve ser retirada a poeira, as folhas e os detritos. Se tiver alguma parte com ferrugem, passe esmalte sintético. Se tiver muito pó, pode ser utilizado um aspirador para limpar. Já para uma limpeza mais pura, utilize detergentes e spray, para isso tenha um pincel. Em alguns casos mais específicos é necessário um profissional especializado.

Limpe os filtros

Para ter acesso aos filtros deve abrir o painel frontal, depois desencaixe a peça do suporte. É indicado limpar todos os meses, ou então trocar duas vezes por ano. Não limpe diretamente com água, pois poderá danificar o material. Nunca ligue o ar condicionado sem filtros.

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!