Como eu tratei a minha anemia?

Como Tratar A Anemia é uma doença causada pela deficiência de determinadas vitaminas e nutrientes no corpo. As pessoas com esse problema apresentam uma baixa de hemoglobina e isso a longo prazo pode causar problemas mais sérios para a saúde. Pessoas de qualquer idade podem ter Anemia e ela é facilmente curada, porém em alguns casos é necessário acompanhamento médico e exames periódicos para ter certeza que a Anemia foi curada.

mulher consulta anemia com medico
reprodução internet

Sintomas Muitas vezes os sintomas da Anemia não são visíveis como de outras doenças, por isso ela pode ser diagnosticada por exame clínico e confirmada pelo exame de sangue que vai comprovar as carências de nutrientes no sangue. Mas é possível notar alguns sinais externos dessa doença, e ao apresentar algum deles procurar um médico para confirmar a doença e assim já iniciar o tratamento. Os principais sintomas da Anemia são:

  • Palidez;
  • Olhos e gengivas brancas;
  • Fadiga;
  • Falta de vontade para as atividades do dia a dia, principalmente trabalho;
  • Falta de apetite ou maior apetite;
  • Apatia, no caso das crianças com anemia elas tendem a fica mais quietas;
  • Dificuldade de aprendizado e de memorização.

Ajuda Médica Ao notar esses sintomas é necessário já buscar por ajuda médica para que se tenha um tratamento mais rápido e assim em poucos dias a Anemia pode ser controlada.

Causas A principal causa para a Anemia é a falta de ferro no sangue. No geral o ferro é encontrado nos alimentos que comemos diariamente, como o feijão, por exemplo. Então na maioria dos casos, as pessoas que têm anemia estão diretamente ligadas com má alimentação. E também com a falta de se alimentar com mais produtos que têm ferro em sua composição. Na gravidez é muito comum que as mulheres tenham anemia, pois o corpo precisa de uma dose muito maior de ferro. Então mesmo que se tenha uma alimentação regulada e com alimentos saudáveis e fonte de ferro e vitaminas, as gestantes ainda correm o risco de terem anemia. Crianças também são muito propensas a terem anemia, por estarem em fase de crescimento e precisarem de mais fontes de ferro para pode se desenvolver com saúde. Mas apenas com a alimentação balanceada é possível se ter isso.

Melhores Tratamentos A Anemia deve ser tratada assim que diagnosticada, pois ela pode trazer prejuízos a saúde num contexto geral. Já que ela pode atrapalhar o aprendizado, a memorização, a disposição no trabalho, etc. O tratamento para a Anemia é muito simples, pois quando ela é provocada apenas pela carência de ferro, então a inclusão de alimentos ricos nesse nutriente já é suficiente para curar. As carnes vermelhas, em especial o fígado, e outras partes viscerais como o coração e o rim, são fontes ricas em ferro. Além deles, os grãos como o feijão, legumes e vegetais como brócolis e beterraba, os cereais e muitos outros alimentos cotidianos e fáceis de serem encontrados são ótimos para curar a Anemia. Em casos mais graves e também durante a gravidez, que é necessário uma dose muito maior de ferro, pode ser receitado pelo médico alguns suplementos a base de ferro e vitaminas. Mas isso varia de pessoa a pessoa!

Por favor, aguarde…

0