Como eu reclamei na Anatel?

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Como Reclamar A agência nacional de telecomunicações é um órgão regulador e fiscalizador das empresas de telecomunicação, que age no sentido de melhorar o serviço e atender o consumidor. Portanto, clientes de operadoras têm o direito de entrar em contato com a Anatel para reclamar e denunciar empresas que não estejam cumprindo suas obrigações com o consumidor. O órgão agirá nos seguintes sentidos: Exigência de respostas aos clientes, quando há necessidade de mediação em negociações; Identificação dos principais problemas de cada uma das operadoras, a partir das queixas; Divulgação de um ranking de qualidade de serviço, que permite a análise do cliente antes da contratação de qualquer empresa. Para isso, alguns passos deverão ser seguidos para formalizar a sua queixa!

menina comprando um celular na internet
reprodução internet

Contato Com a Operadora Na presença de um problema de contrato e/ou serviço, você deverá entrar em contato com a empresa responsável – neste caso, pelos serviços de telecomunicação. A prestadora pode estar envolvida no fornecimento de telefonia fixa, móvel, Internet, TV, e outros. O contato deverá ser feito através da central de atendimento ao cliente. Depois da finalização do atendimento, anote sempre o número do protocolo fornecido. Este será sua principal arma posteriormente, visto que é uma prova da sua reclamação e/ou solicitação. Aguarde o prazo dado pela operadora, e caso não exista resposta ou mudança, parta para o segundo passo.

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Telefones Para Ligar A Anatel poderá mediar apenas casos em que a operadora não conseguiu cumprir as suas obrigações. Existem duas formas de contato: 1331: central de atendimento telefônico gratuito; 1332: central de atendimento para deficientes auditivos. Depois de repassar o caso, anote o número da solicitação que será fornecido pela Anatel. Vale lembrar, que a agência não resolverá diretamente o seu problema, mas sim, entrará em contato com a empresa envolvida, exigindo uma resposta.

Aguarde 5 Dias Úteis A Anatel atua como mediadora dos casos. Após a queixa, esta entrará em contato com a operadora telefônica, que terá 5 dias para agir sobre a situação. Portanto, espere a operadora entrar em contato com você neste prazo. Caso isso não ocorra, parta para o próximo passo.

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Reitere Sua Reclamação Depois do prazo dado à empresa, retorne o contato com a Anatel, em até 15 dias, para reabrir a sua reclamação. Se passado esse tempo, um novo protocolo deverá será aberto, e o processo recomeçará. Portanto, esteja sempre atento aos prazos. Você será orientado para os próximos passos caso o seu problema não seja solucionado mesmo após de todas estas etapas.

Referências https://www.gov.br/anatel/pt-br/

Por favor, aguarde…

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