A Caxumba, popularmente conhecida como “papeira”, corresponde a uma infecção causada por vírus que afeta o corpo humano, em especial as glândulas parótidas, que são as glândulas situadas próximas a região da orelha e que são responsáveis pela produção da saliva. Esse problema de saúde é mais comum em crianças e ocorria com mais frequência no período em que não havia a vacina para esta doença. Com a sua inclusão no calendário de vacinas da criança, houve uma redução significativa no número de casos de caxumba.
Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post e descubra:
- O que causa a caxumba;
- Quais os sintomas dessa doença;
- Como tratar a caxumba.
Causas da Caxumba
A Caxumba é uma doença que pode se contraída pelo beijo, em uma conversa próxima, ou até mesmo no compartilhamento de utensílios como copos e talheres, por exemplo. Isso porque essa doença é viral, ou seja, é provocada pela ação de um vírus, portanto, pode ser adquirida por alguma das formas descritas acima. Uma vez infectada com o vírus, uma pessoa pode levar até 25 dias para apresentar os primeiros sintomas, o que aumenta a possibilidade de contagio dentro do ciclo de convivência de uma pessoa com caxumba.
Sintomas da Caxumba
Dentre os principais sintomas que uma pessoa com caxumba pode apresentar, estão:
- Febre;
- Cefaleia (Dor de cabeça);
- Diminuição ou perda do apetite;
- Dor e inchaço nas glândulas salivares, que pode ocorrer em apenas um ou então dos dois lados;
- Fraqueza;
- Dor ao mastigar ou então durante a deglutição.
Ao identificar algum dos sintomas descritos acima, não perca tempo e procure o quanto antes um médico, para que ele avalie o seu estado de saúde e diga se o que você tem se trata ou não de Caxumba. Além disso, quanto mais rápido você obtiver o diagnostico dessa doença, maiores serão as suas chances de se curar rapidamente da Caxumba e evitar complicações decorrentes dessa doença.
Tratamento para Caxumba
Geralmente as infecções causadas por vírus, costumam ser tratadas de forma natural pelo organismo. E com a caxumba isso não é diferente. Por isso, o processo de recuperação dessa doença é rápido e acontece sem maiores complicações. Além disso, o período de contagio dessa doença acontece geralmente antes do diagnóstico. Ou seja, com uma semana após o diagnóstico de caxumba, uma pessoa já está apta a retornar as suas atividades normais.
Outro detalhe importante acerca dessa doença e que você deve saber, principalmente se já pegou caxumba e está com receio de contrair novamente essa doença, é que o organismo passa a ficar imune após a cura do primeiro contagio, ou seja, uma vez que você já teve essa doença, não haverá mais a possibilidade de um novo contágio. Portanto, estas são as principais informações sobre a caxumba. E caso tenha ficado com alguma dúvida, comente abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre esse assunto!